9.7.13

Elogio aos errantes - Paola Berenstein Jacques


Mais livros e artigos que são referencias e, assim, influencia o nosso trabalho e pesquisa para o projeto Labirinto Urbano.



Elogio aos errantes 
Paola Berenstein Jacques

Elogio aos errantes pretender ser um elogio da valorização de um tipo de experiência cada vez mais rara nas cidades contemporâneas: a experiência urbana da alteridade. As práticas da errância urbana -  ou seja, as experiências erráticas da cidade realizadas pelos errantes citados neste livro - são pensadas como possibilidades de experiências da alteridade urbana.
Contrapondo-se a todos os discursos que demonstram destruição ou, até mesmo, expropriação da experiência na cidade contemporânea, este livro pretende afirmar sua sobrevivência, apontando parauma possibilidade de urbanismo mais incorpordo.

Paola Berenstein Jacques é professora da Faculdade de Arquitetura e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia. Pesquisadora CNPq, coordena o grupo de pesquisa Laboratório Urbano.
É autora dos livros: Les favelas de Rio (Paris, l'Harmatten, 2001); Estética da ginga (Rio de Janeiro, Casa da Palavra, 2001); Esthétique des favelas (Paris, i'Harmattan, 2003); co-autora de Maré, vida na favela  (Rio de Janeiro, Casa da Palavra, 2002); 
organizadora de Apologia da deriva  (Rio de Janeiro, Casa da Palavra, 2003), Corps et décors urbains (Paris, i'Harmattan, 2006), Corpos e cenários urbanos (Salvador, EDUFBA, 2006) e CORPOCIDADE: debates, ações e articulaçãoes (Salvador, EDUFBA, 2010). 



Um Livro que faz corpo matéria do urbanismo e do urbanismo materia ética de constituição da esfera política da vida: que entende a cidade como modus de feição da vida pública: que focaliza a errância por suas narrativas e reconhece nelas a experiência de alteridade.
Quando o corpo deixa de ser escala de referência para construção de cidade e se impõe como condição da experiência para apreensão da alteridade na cidade, um rebuliço irreversível se instaura nos parâmetros estáveis e impõe a processualidade como pressuposto para o urbanismo incorporado defendido pela autora.

Fabiana Dultra Britto
Programa de Pós-Graduação em Dança - UFBA

Ver também o artigo-  Corpografias Urbanas - Paola Berenstein Jacques, este artigo tem tido um grande impacto no nosso trabalho e métodos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário