6.7.13

Intercâmbio Cambar Coletivo e Coletivo Teatral Sala Preta


Intercâmbio entre Cambar Coletivo e Coletivo Teatral Sala Preta em Barra Mansa/RJ, março de 2013.

Através da metodologia do projeto Labirinto Urbano, cartografias,  derivas,  jogos e programa modelo, este intercâmbio provocou  ações  que instigou o desenvolvimento do  trabalho pessoal dos participantes, no caso dos membros do Sala Preta as  "células"  dos  Performers  como parte do processo da Festa Espetáculo Efêmera programada para ocorrer em 2013.



Mapacorpo de artista Lucas Cucaze Fagundes



Para o Cambar Coletivo essa troca foi usada para promover o desenvolvimento do uso de Programa Modelos em seu trabalho, bem como pesquisa e desenvolvimento para a performance Entre Territórios.


Nesse primeiro dia de intercâmbio trabalhamos exercícios em sala,  gerando discussões, abrindo o pensamento sobre performances, coletivos, políticas públicas, arte no espaço urbano e trabalhamos com jogos físicos expandindo alguns sensores, ganhando consciência do seu corpo, o corpo do outro, o corpo no espaço através do movimento. 


Esta postagem é uma descrição dos Programas Modelos escrito por cada participante performer e uma seleção de imagens para ilustrar as ações.




Programa Modelo

Artista - James Turpin

Tema - Entre Territórios

Nome da ação - Na Faixa

Local da Ação - uma faixa de pedestre na cidade de Barra Mansa.


Tempo da Ação - O tempo que demora completar 10 travessias utilizando as instruções e os dispositivos descritos.


Objetivo principal -  Ocupação do espaço e inter-relação com os transeuntes dentro e fora do espaço ocupado.

Executado por membros do Cambar Coletivo e Coletivo Teatral Sala Preta



Instruções



  • Dividam-se em duplas;
  • Escolha uma faixa de pedestre como território para cada dupla;
  • O participante A vai escolher 10 dispositivos poéticos através de uma lista desenvolvida no processo O Fracasso do homem;
  • Para cada um desses dipositivos o participante B irá traçar uma trajetoria na faixa de pedestres  entre uma calçada até a outra, respondendo, reagindo e provocado internamente ou externamente aos dispositivos poéticos;
  • O participante A irá escolher de que forma irá registrar a trajetória do participante B, que poderá ser através de registros visuais, audios e escritos.
  •  Atravessar na faixa 10 vezes com 10 diferentes dispositivos como estímulo.
  • Depois os participantes A e B invertem suas tarefas.
  • Dispositivos poéticos

    1. Balança levemente com o furacão no estômago
    2. Uma criança deixando escapar
    3. Micro corpo em sintonia com um macro corpo pulsando atrás de pequenas fissuras
    4. Homem fiel a sua batalha
    5. O reverso o avesso a fabula o verso e um doce sorriso de um rinoceronte
    6. O vento na coluna balançar o corpo
    7. A angustia do tempo furar os olhos
    8. Leveza fazendo a barriga do homem sorrir
    9. Vi o sorriso da filha invadir o rosto do pai
    10. Uma rocha com musgos entre os olhos
    11. Osso furando a carne forjando o gosto de quem insiste
    12. O silencio que a boca come
    13. Uma vertigem entre o cinza e o branco
    14. Como fogo nos pés e desequilíbrio no nariz
    15. Exatamente o que eu quero deixar para trás
    16. Ondas se acalmando entre os braços, em baixo da língua e na nuca
    17. Limpar a sua asa
    18. Dúvidas passeando no peito
    19. Montanha alta com medo da extinção
    20. Combate
    21. Um ponto no meio que pode abrir
    22. Sorriso do pássaro circulando pelo espaço




Na Faixa - Programa modelo como parte de processo de Entre Territórios
Artista: James Turpin



Na Faixa - Programa modelo como parte de processo de Entre Territórios
Artista: Raquel Aguilera




Na Faixa - Programa modelo como parte de processo de Entre Territórios
Artista: Raquel Aguilera





 Na Faxia - Programa modelo como parte de processo de Entre Territórios
Artista: Danilo Nardelli



  Na Faxia - Programa modelo como parte de processo de Entre Territórios
Artista: Danilo Nardelli


  Na Faxia - Programa modelo como parte de processo de Entre Territórios
Artistas: Thiago Delleprane e Clarissa Anastácio



  Na Faxia - Programa modelo como parte de processo de Entre Territórios
Artista: Bianco Marques


  Na Faxia - Programa modelo como parte de processo de Entre Territórios
Artista: Bianco Marques


  Na Faxia - Programa modelo como parte de processo de Entre Territórios
Artista: Bianco Marques


Na Faxia - Programa modelo como parte de processo de Entre Territórios
Artista: Bianco Marques



  Na Faxia - Programa modelo como parte de processo de Entre Territórios
Artista: Clarissa Anastácio



  Na Faxia - Programa modelo como parte de processo de Entre Territórios
Artista: Natalia Dias Gomes



  Na Faxia - Programa modelo como parte de processo de Entre Territórios
Artista: Natalia Dias Gomes



 Na Faxia - Programa modelo como parte de processo de Entre Territórios
Artista: Natalia Dias Gomes


Na Faxia - Programa modelo como parte de processo de Entre Territórios
Artista: Natalia Dias Gomes



Programa Modelo

Artista - Thiago Delleprane

Nome da ação -  Intimidade e exposição

Tema - Intimidade e exposição

Local da ação - Um lugar num caminho gravado na memória

Tempo da ação - Indeterminado

Instruções  
Caminhar o percurso do ponto de ônibus até a escola, feito por anos durante a infância e a adolescência e selecionar um local para realizar as coletas e a instalação.

Coletar amostras de saliva em pequenos sacos plásticos transparentes e registrar pela escrita uma impressão sobre a memória de uma relação passada.

Instalar, lado a lado, cada uma das amostras.






















Programa Modelo




Artista - Bianco Marques

Nome da ação - Túnel

Tema - A privação dos sentidos e seu redescoberta / a solidariedade a um ser indefeso

Local da ação - Ruas de qualquer cidade

Tempo da ação - No minimo 1 hora


Instruções  
O performer deve cobrir ao  máximo seu corpo com luvas, sapatos, roupas compridas, venda nos olhos e fone nos ouvidos tocando músicas de sua escolha com o  objetivo de alcançar um estado alheio ao mundo externo. O performer deve ficar absolutamente vulnerável ao que se passa em volta, buscando uma total integração com que se passa dentro der si mesmo.
Assim é que deve sair pelas ruas travando contato com objetos e pessoas. O que importa ao performer não é a imagem que criará com seu corpo, mas sim suas motivações internas.
Algumas vezes o performer desnudará partes do corpo e tomará contato com objetos e pessoas sentindo profundamente este contato.




















Programa Modelo




Artista - Danilo Nardelli

Nome da ação - Coleta de fragmentos de memória

Tema - Memória

Local da ação - Locais que tenham alguma relação emotiva com p passado

Tempo da ação - Depende dos locais visitados


Instruções  
 - Visitar locais significativos na cidade:

  • Parque da Preguiça
  • Ponto da Beira Rio
  • Ponte dos Arcos
  • Antiga Estação
* Ficar 5 minutos em cada local ativando a memória

- Coletar fragmentos encontrados nos locais ( Pedras, objetos, vegetais etc)


- Coletar apenas 1 fragmento de cada local usando como critério de escolha a conexão simbólica com o passado


- Registrar em audio o momento da escolha e a conexão estabelecida.


- Após as coletas catalogar os fragmentos a partir da descrição física (cor, peso, forma, textura, tamanho, cheiro, etc) e dos aspectos simbólicos (relação com o passado).










Programa Modelo




Artista - Nathalia Dias Gomes

Nome da ação - Fragmentos Urbanos

Tema - Traduzir o espaço para quem ouve

Local da ação -  Delimitar o ponto de partida, ponto de chegada

Ferramenta/material - Gravador de voz

Tempo da ação - O tempo do percurso


Instruções   

O performer deve traduzir o espaço fazendo uma locução descritiva. Traduzir a partir do que se lê, dos sons ou ruídos que ouve, conversas entre outros etc.., tudo que possa ser captado pelo gravador. 
O trajeto todo vai ser acompanhado por uma música ouvida por todos. A gravação depois deve ser ouvida por outro ou grupo. O outro após ter ouvido a gravação poderá exprimir aquilo que sentiu, percebeu, qual foi o lugar, a rua, o tempo, o horário, a quantidade de pessoas e etc..



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário