Intercâmbio entre Cambar Coletivo e Coletivo Teatral Sala Preta em Barra Mansa/RJ, março de 2013.
Através da metodologia do projeto Labirinto Urbano, cartografias, derivas, jogos e programa modelo, este intercâmbio provocou ações que instigou o desenvolvimento do trabalho pessoal dos participantes, no caso dos membros do Sala Preta as "células" dos Performers como parte do processo da Festa Espetáculo Efêmera programada para ocorrer em 2013.
Mapacorpo de artista Lucas Cucaze Fagundes
Para o Cambar Coletivo essa troca foi usada para promover o desenvolvimento do uso de Programa Modelos em seu trabalho, bem como pesquisa e desenvolvimento para a performance Entre Territórios.
Nesse primeiro dia de intercâmbio trabalhamos exercícios em sala, gerando discussões, abrindo o pensamento sobre performances, coletivos, políticas públicas, arte no espaço urbano e trabalhamos com jogos físicos expandindo alguns sensores, ganhando consciência do seu corpo, o corpo do outro, o corpo no espaço através do movimento.
Esta postagem é uma descrição dos Programas Modelos escrito por cada participante performer e uma seleção de imagens para ilustrar as ações.
Programa Modelo
Artista - James Turpin
Tema - Entre Territórios
Nome da ação - Na Faixa
Local da Ação - uma faixa de pedestre na cidade de Barra Mansa.
Tempo da Ação - O tempo que demora completar 10 travessias utilizando as instruções e os dispositivos descritos.
Executado por membros do Cambar Coletivo e Coletivo Teatral Sala Preta
Instruções
- Dividam-se em duplas;
- Escolha uma faixa de pedestre como território para cada dupla;
- O participante A vai escolher 10 dispositivos poéticos através de uma lista desenvolvida no processo O Fracasso do homem;
- Para cada um desses dipositivos o participante B irá traçar uma trajetoria na faixa de pedestres entre uma calçada até a outra, respondendo, reagindo e provocado internamente ou externamente aos dispositivos poéticos;
- O participante A irá escolher de que forma irá registrar a trajetória do participante B, que poderá ser através de registros visuais, audios e escritos.
- Atravessar na faixa 10 vezes com 10 diferentes dispositivos como estímulo.
- Depois os participantes A e B invertem suas tarefas.
- Dispositivos poéticos
- Balança levemente com o furacão no estômago
- Uma criança deixando escapar
- Micro corpo em sintonia com um macro corpo pulsando atrás de pequenas fissuras
- Homem fiel a sua batalha
- O reverso o avesso a fabula o verso e um doce sorriso de um rinoceronte
- O vento na coluna balançar o corpo
- A angustia do tempo furar os olhos
- Leveza fazendo a barriga do homem sorrir
- Vi o sorriso da filha invadir o rosto do pai
- Uma rocha com musgos entre os olhos
- Osso furando a carne forjando o gosto de quem insiste
- O silencio que a boca come
- Uma vertigem entre o cinza e o branco
- Como fogo nos pés e desequilíbrio no nariz
- Exatamente o que eu quero deixar para trás
- Ondas se acalmando entre os braços, em baixo da língua e na nuca
- Limpar a sua asa
- Dúvidas passeando no peito
- Montanha alta com medo da extinção
- Combate
- Um ponto no meio que pode abrir
- Sorriso do pássaro circulando pelo espaço
Na Faixa - Programa modelo como parte de processo de Entre Territórios
Artista: James Turpin
Na Faixa - Programa modelo como parte de processo de Entre Territórios
Artista: Raquel Aguilera
Na Faixa - Programa modelo como parte de processo de Entre Territórios
Artista: Raquel Aguilera
Na Faxia - Programa modelo como parte de processo de Entre Territórios
Artista: Danilo Nardelli
Na Faxia - Programa modelo como parte de processo de Entre Territórios
Artista: Danilo Nardelli
Na Faxia - Programa modelo como parte de processo de Entre Territórios
Artistas: Thiago Delleprane e Clarissa Anastácio
Na Faxia - Programa modelo como parte de processo de Entre Territórios
Artista: Bianco Marques
Na Faxia - Programa modelo como parte de processo de Entre Territórios
Artista: Bianco Marques
Na Faxia - Programa modelo como parte de processo de Entre Territórios
Artista: Bianco Marques
Na Faxia - Programa modelo como parte de processo de Entre Territórios
Artista: Bianco Marques
Na Faxia - Programa modelo como parte de processo de Entre Territórios
Artista: Clarissa Anastácio
Na Faxia - Programa modelo como parte de processo de Entre Territórios
Artista: Natalia Dias Gomes
Na Faxia - Programa modelo como parte de processo de Entre Territórios
Artista: Natalia Dias Gomes
Na Faxia - Programa modelo como parte de processo de Entre Territórios
Artista: Natalia Dias Gomes
Na Faxia - Programa modelo como parte de processo de Entre Territórios
Artista: Natalia Dias Gomes
Programa Modelo
Caminhar o percurso do ponto de ônibus até a escola, feito por anos durante a infância e a adolescência e selecionar um local para realizar as coletas e a instalação.
Artista - Thiago Delleprane
Nome da ação - Intimidade e exposição
Nome da ação - Intimidade e exposição
Tema - Intimidade e exposição
Local da ação - Um lugar num caminho gravado na memória
Tempo da ação - Indeterminado
Instruções
Coletar amostras de saliva em pequenos sacos plásticos transparentes e registrar pela escrita uma impressão sobre a memória de uma relação passada.
Instalar, lado a lado, cada uma das amostras.
Programa Modelo
Artista - Bianco Marques
Nome da ação - Túnel
Nome da ação - Túnel
Tema - A privação dos sentidos e seu redescoberta / a solidariedade a um ser indefeso
Local da ação - Ruas de qualquer cidade
Tempo da ação - No minimo 1 hora
Instruções
O performer deve cobrir ao máximo seu corpo com luvas, sapatos, roupas compridas, venda nos olhos e fone nos ouvidos tocando músicas de sua escolha com o
objetivo de alcançar um estado alheio ao mundo externo. O performer deve ficar absolutamente vulnerável ao que se passa em volta, buscando uma total integração com que se passa dentro der si mesmo.
Assim é que deve sair pelas ruas travando contato com objetos e pessoas. O que importa ao performer não é a imagem que criará com seu corpo, mas sim suas motivações internas.
Algumas vezes o performer desnudará partes do corpo e tomará contato com objetos e pessoas sentindo profundamente este contato.
Programa Modelo
- Coletar fragmentos encontrados nos locais ( Pedras, objetos, vegetais etc)
- Coletar apenas 1 fragmento de cada local usando como critério de escolha a conexão simbólica com o passado
- Registrar em audio o momento da escolha e a conexão estabelecida.
- Após as coletas catalogar os fragmentos a partir da descrição física (cor, peso, forma, textura, tamanho, cheiro, etc) e dos aspectos simbólicos (relação com o passado).
Assim é que deve sair pelas ruas travando contato com objetos e pessoas. O que importa ao performer não é a imagem que criará com seu corpo, mas sim suas motivações internas.
Algumas vezes o performer desnudará partes do corpo e tomará contato com objetos e pessoas sentindo profundamente este contato.
Programa Modelo
Artista - Danilo Nardelli
Nome da ação - Coleta de fragmentos de memória
Nome da ação - Coleta de fragmentos de memória
Tema - Memória
Local da ação - Locais que tenham alguma relação emotiva com p passado
Tempo da ação - Depende dos locais visitados
Instruções
- Visitar locais significativos na cidade:- Parque da Preguiça
- Ponto da Beira Rio
- Ponte dos Arcos
- Antiga Estação
- Coletar fragmentos encontrados nos locais ( Pedras, objetos, vegetais etc)
- Coletar apenas 1 fragmento de cada local usando como critério de escolha a conexão simbólica com o passado
- Registrar em audio o momento da escolha e a conexão estabelecida.
- Após as coletas catalogar os fragmentos a partir da descrição física (cor, peso, forma, textura, tamanho, cheiro, etc) e dos aspectos simbólicos (relação com o passado).
Programa Modelo
Artista - Nathalia Dias Gomes
Nome da ação - Fragmentos Urbanos
Nome da ação - Fragmentos Urbanos
Tema - Traduzir o espaço para quem ouve
Local da ação - Delimitar o ponto de partida, ponto de chegada
Ferramenta/material - Gravador de voz
Ferramenta/material - Gravador de voz
Tempo da ação - O tempo do percurso
Instruções
O performer deve traduzir o espaço fazendo uma locução descritiva. Traduzir a partir do que se lê, dos sons ou ruídos que ouve, conversas entre outros etc.., tudo que possa ser captado pelo gravador.
O trajeto todo vai ser acompanhado por uma música ouvida por todos. A gravação depois deve ser ouvida por outro ou grupo. O outro após ter ouvido a gravação poderá exprimir aquilo que sentiu, percebeu, qual foi o lugar, a rua, o tempo, o horário, a quantidade de pessoas e etc..
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